quinta-feira, 18 de maio de 2017

E os mapas conceituais...

Nossos projetos estavam sendo desenvolvidos com as turmas através dos quadros de dúvidas e certezas, do levantamento de materiais, do planejamento das saídas de campo, mas estávamos como grupo com dificuldade para produzirmos os nossos mapas conceituais.

Ontem à noite as colegas Rita e Patricia foram até a UFRGS e tiveram uma conversa com a professora Aline que nos ajudou como grupo a compreender um pouco mais sobre a elaboração e a importância da construção dos mapas conceituais para a execução e o sucesso dos projetos.

Sistematizamos em 4 itens nossa compreensão sobre os mapas conceituais:

1- O mapa conceitual é uma importante estratégia metodológica para organização dos pensamentos e das múltiplas ideias dos alunos e ajuda a focalizar e organizar as discussões e debates

2- Permite que os alunos possam compreender a ligação entre as diferentes frentes de investigação e o tema central

3- Pode ser construídos com palavras- chave, imagens, setas de ligação

4- Pode ser uma ferramenta de registro e sistematização dos resultados obtidos ao longo do processo

Agora que já compreendemos um pouco melhor sobre como construir um mapa conceitual, retornamos para as escolas com o desafio de construir os nossos mapas com nossas turmas.

Resultado de imagem para o que é um mapa conceitual e como fazer


Um comentário:

  1. Parabéns meninas, entenderam muito bem a proposta. Sistematizar as aprendizagens estabelecendo conexões entre os conceitos.
    Os encontros presenciais e dialógicos são mesmo importantes!
    Abraços.

    ResponderExcluir