segunda-feira, 8 de maio de 2017

Indo a campo...

Resultado de imagem para pesquisa de campo

Fagundes e colaboradores (2006, p. 36) apontam que:

"Cada projeto de aprendizagem é realizado por uma equipe de estudantes, com a colaboração de docentes, desempenhando diferentes tarefas (especialista, articulador, orientador, etc.). Um projeto é sempre uma atividade de natureza multidisciplinar e, portanto cada uma de suas partes pode explorar conteúdos de diferentes áreas do conhecimento" 

Com base nos estudos sobre o trabalho com projetos, pensamos em grupo, que uma ação interessante, seria organizar saídas de estudo com as nossas turmas. Buscando garantir a participação e o interesse da turma as saídas de campo foram organizadas com o apoio deles. Cada turma de acordo com a idade participou de forma mais intensa nessa organização ou menos. Por exemplo ao compartilharmos a experiência da organização ficou visível que a turma da Rita com alunos do quinto ano pode ser mais ativa na organização do passeio do que a turma da Renata que é uma turma com alunos da faixa etária de 5 anos.

As saídas de campo que estão sendo organizadas com as turmas são as seguintes:

Turma da Patrícia  (3 ano) 

Visita ao arroio José Joaquim que passa ao lado da escola para registrar e observar o estado de preservação do arroio (sensibilização dos alunos sobre a questão do lixo) e após visitar a companhia que faz a limpeza da água em nosso município para aprender mais sobre esse processo.

Turma da Rita (5 ano) 

Visita ao museu da PUC, onde eles terão acesso a mais informações sobre o funcionamento do corpo humano. A mãe de uma aluna que é enfermeira também se disponibilizou a ir conversar com a turma sobre a temática.

Turma da Renata (pré- escola) 

A turminha da Renata decidiu visitar a associação de moradores que fica localizada no comunidade onde a escola está inserida para conhecer mais sobre a história da região. Lá eles serão recebidos por um morador antigo que conversará com as crianças sobre a história do local. Também foi organizado dentro da escola uma conversa com o professor de história da escola para conversar sobre algumas dúvidas levantadas pela turma.

Acreditamos que as visitas de profissionais de diferentes áreas, bem como as saídas de campo são uma forma de garantirmos a MULTIDISCIPLINARIDADE destacada pela pesquisa de Fagundes e colaboradores como um aspecto importante do trabalho a partir da metodologia de projetos de aprendizagem.

 

FONTE: FAGUNDES, Et al. Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In: Revista Brasileira de informática na educação. Vol 14, N 1, 2006.




Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pela diversidade de fontes de informação e atividades de pesquisa e aprofundamento da temática: saídas de campo, visita à comunidade, museu da universidade, contribuição de colaboradores externos.

    Os projetos se enriquecem quando redes de aprendizagem são conectadas.

    Vocês estão em sintonia com a proposta do PA.

    Abraços.

    ResponderExcluir