METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O
DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta
1 - Questões de Pesquisa
|
Levantar
os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de
desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não
escolares).
|
10/04 a 13/04
|
Como
já mencionei no blog o meu projeto é um projeto de ensino pois parte de um
conteúdo que precisava ser desenvolvido com a turma e toma como metodologia
as etapas do projeto de aprendizagem.
Percebi
que a turma ficou curiosa e ansiosa frente a uma mudança na minha “postura”
como professora menos prescritiva e mais questionadora.
Apresentei
o tema e perguntei o que gostaríamos de saber sobre e precisei incentiva-los
e ajuda-los a construir perguntas, pois eles tiveram dificuldade (inicial)
para construir as questões.
|
1-
Apresentação do tema com imagens e
livros (trazidos pela professora e dispostos em ilhas pela sala que os alunos
circularam e manusearam antes do lançamento da proposta)
2-
Construção de um levantamento de
dúvidas das crianças
3-
Formulação coletiva e registro
(professora escreveu alunos desenharam) sobre as questões de pesquisa
|
Meta
2 - Dúvidas e Certezas
|
Elaborar
um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e
certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
17
a 20/04
|
Para
essa atividade realizei uma atividade de sensibilização com duas histórias:
“Menina
bonita do laço de fita” e “O amigo do rei”
Foi
muito interessante pois os alunos ficaram muito interessados com as histórias
e elas os motivaram na construção de dúvidas e certezas.
|
1-
Contagem das histórias (em dias
separados) e conversa com os alunos sobre as histórias
2-
Pesquisa em casa
3-
Construção coletiva e registro na
escola
Perguntas
e certezas da turma:
- Por que alguns colegas tem a pele mais escura e por que essa pele é chamada de negro? - Por que existe um lápis chamado cor de pele? - Por que onde nós vivemos é chamado de quilombo? O que é um quilombo? - Por que aqui tem muitos negros e se vamos para o centro da cidade tem poucos? - Os negros preferiram morar aqui porque é mais bonito - o lápis é chamado de cor de pele porque alguém deu esse nome - quilombo é onde moram os negros, E meu pai me contou que os negros vieram de outro país da Africa. |
Meta
3 – Mapa Conceitual
|
Construir,
com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
18/05 a 24/05
|
Como
são alunos da pré –escola e ainda não estão alfabetizados usamos imagens e
palavras chaves na construção do nosso mapa conceitual.
Outro
destaque é que para a construção do mapa contamos com o apoio das famílias
que enviaram imagens, matérias de jornal e revistas para compor o mapa
conceitual.
|
1-
Explicação didática no momento da
rodinha sobre o que era um mapa conceitual.
2-
Levantamento de palavras chaves e
escolha de imagens
3-
Pesquisa nas casas
4-
Complementação do mapa com os
materiais enviados pelas famílias.
|
Meta
4 – Plano de Ação
|
Elaborar
o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as
atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução
do PA em um único documento.
|
05/06 a 09/06
|
Nessa
semana conversamos sobre as atividades que tinham sido desenvolvidas até aqui
em nosso projeto.
Nesse
momento aproveitei para fazer oralmente uma avaliação com a turma dessa
proposta e foi bem interessante ouvir os relatos dos alunos sobre como eles
estavam gostando dessas atividades especialmente pelo envolvimento das
famílias.
|
Aqui
cada aluno construir seu relatório individualmente.
Montei
um instrumentos onde eles foram convidados a registrar as etapas já
realizadas em nosso projeto através de desenhos.
Fui
retomando as etapas com os alunos e eles foram relembrando e desenhando.
Também
combinamos das próximas etapas de desenvolvimento da pesquisa.
|
Meta
5 - Relatório
|
Desenvolver,
com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida
no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
|
|
Será
solicitado na 14ª e 15ª semanas.
|
sexta-feira, 9 de junho de 2017
Plano de ação - RENATA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário