Nessa semana para compreendermos um pouco mais sobre o trabalho com mapa conceituais realizamos um estudo de dois textos escritos pelo professor Ítalo Modesto Dutra.
No primeiro texto Dutra explica que a teoria a respeito dos mapas conceituais foi desenvolvida nos anos 70 pelo pesquisador Joseph Novar. O pesquisador define o mapa conceitual como uma ferramenta que pode nos ajudar a ORGANIZAR e REPRESENTAR o conhecimento.
Nesse texto Dutra também apresenta algumas características imprescindíveis de um mapa conceitual: 1- sempre deve existir uma relação entre dois conceitos
2- essa relação deve estar expressa por uma frase de ligação
3- as frases de ligação devem conter verbos conjugados de acordo com o sentido que se quer dar à proposição
No segundo texto sobre a importância dos mapas conceituais Dutra apresenta três categorias para a "análise de mapas conceituais"
1- IMPLICAÇÃO LOCAL: resultado de uma observação direta do nosso objeto de pesquisa.
2- IMPLICAÇÃO SISTÊMICA: sistema de relações no qual as generalizações e propriedades não diretamente observáveis começam a aparecer.
3- IMPLICAÇÃO ESTRUTURAL: amplia as anteriores porque aqui aparecem as RAZÕES e PORQUÊS.
Parabéns ao grupo pela retomada dos textos sobre os Mapas Conceituais, trazendo aspectos pertinentes sobre esse recurso de estudo, sistematização e integração de aprendizagens.
ResponderExcluir