Quadro Referencial
sobre o Plano de Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O
DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta
1 - Questões de Pesquisa
|
Levantar
os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de
desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não
escolares).
|
Dia
07/04 a 13/04
|
Descrição sobre o desenvolvimento do projeto:
Inciamos
uma conversação sobre curiosidades dos alunos, muitos assuntos foram
lembrados neste momento. Mas uma aluna trouxe uma pergunta que foi
curiosidades dos alunos e professores que faziam parte da turma e que estava
no plano de curso do quarto ano A água.
"Por
que a água do mar é salgada?"
-A
turma mostrou curiosidade sobre a pergunta da colega.
-Que
com essa pergunta, surgiram outras relacionadas ao tema, fomos questionando e
assim as dúvidas e as certezas foram aumentando.
|
-A
turma sentou-se em "U" onde cada aluno pudesse ficar de frente um
para o outro.
-Questionamos
as atitudes do ser humano.
-Diálogo
sobre o tema.
|
Meta
2 - Dúvidas e Certezas
|
Elaborar
um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e
certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
17/04 à 20/04
|
-Levando
em consideração a faixa etária e a comunidade que fazem parte, iniciamos com
a importância de tomar água, limpeza dos rios, como funciona a limpeza das
águas, falta da água, entre outros.
-Trouxeram
para a sala de aula uma nota que saiu no jornal da cidade, que questionava
sobre a enchente no bairro onde a maioria mora.
-
Perguntas e questionamentos foram dialogados e o que as pessoas poderiam
fazer para ajudar a melhorar o fluxo da água no arroio que passava dentro do
bairro.
-Importância
da água em vários segmentos, ser humano, nos rins, nas hidrelétricas, casa,
comercio, fábricas etc...
-Visita
ao arroio José Joaquim, próximo a escola.
Foi
muito significativo, construímos conhecimentos em conjuntos, dialogamos,
questionamos, argumentamos e assim já fomos construindo nossas dúvidas e
certezas.
|
-Pesquisar
sobre o tema no Labin.
-Trazer
para sala de aula recortes de jornal, revistas, livros.
-Entrevistas
feitas pelos alunos, para seus responsáveis.
-Construímos
algumas dúvidas e certezas referente ao tema:
-
Precisamos tomar água? Não pode ser só suco, refrigerante?
-A
água salgada do mar, pode virar água para tomar?
-Como
é feito para a água ficar limpa para beber?
-Por
que falta água na cidade?
-Não
podemos viver sem água.
-A
água do mar não pode ser bebida.
-Para
limpar a água usamos um monte de produtos.
-Falta
água porque as pessoas desperdiçam muito
|
Meta
3 – Mapa Conceitual
|
Construir,
com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
18/05 à 24/05
|
-Realizei
o mapa conceitual através de desenhos e palavras chaves e apresentamos em
conjunto para o grande grupo, professores, alunos.
|
-Explicação
sobre o que é um mapa conceitual.
-Levando
em consideração as palavras chaves e desenhos feito pelos os alunos,
-Levei
para sala de aula um sistema informatizado para pesquisar e esclarecer
qualquer dúvida referente ao desenvolvimento do PA.
|
Meta
4 – Plano de Ação
|
Elaborar
o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as
atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução
do PA em um único documento.
|
05/06 á 09/06
|
-Conversamos
sobre as atividades realizadas até agora.
-Os
alunos relataram a importância do desenvolvimento do projeto, tema
significativo e produtivo.
|
-Trabalho
de escrita pelos alunos em grupo ou dupla o que aprenderam no decorrer da
atividade.
-Desenhos,
Um
dos trabalhos será escolhido para apresentar em uma Feira de Ideias,
oferecida pela escola a comunidade.
|
Meta
5 - Relatório
|
Desenvolver,
com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida
no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
Renata, você apresenta um excelente Plano de Ação, bem explicativo, retomando os objetivos de cada etapa do PA e as principais atividades realizadas.
ResponderExcluirO Plano de Ação realmente organiza a trajetória percorrida e registra a memória do projeto, além de servir de inspiração para novas práticas e transposições docentes.
Abraços.