segunda-feira, 19 de junho de 2017

Plano de Ação- Pati

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: 
METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa dos/as alunos/as, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem nas turmas (ou em espaços não escolares).
Dia 07/04 a 13/04
  Descrição sobre o desenvolvimento do projeto:
Inciamos uma conversação sobre curiosidades dos alunos, muitos assuntos foram lembrados neste momento. Mas uma aluna trouxe uma pergunta que foi curiosidades dos alunos e professores que faziam parte da turma e que estava no plano de curso do quarto ano A água.
"Por que a água do mar é salgada?"
-A turma mostrou curiosidade sobre a pergunta da colega.  
-Que com essa pergunta, surgiram outras relacionadas ao tema, fomos questionando e assim as dúvidas e as certezas foram aumentando. 
-A turma sentou-se em "U" onde cada aluno pudesse ficar de frente um para o outro.
-Questionamos as atitudes do ser humano.
-Diálogo sobre o tema.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um Inventário de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
17/04 à 20/04   
 -Levando em consideração a faixa etária e a comunidade que fazem parte, iniciamos com a importância de tomar água, limpeza dos rios, como funciona a limpeza das águas, falta da água, entre outros.
-Trouxeram para a sala de aula uma nota que saiu no jornal da cidade, que questionava sobre a enchente no bairro onde a maioria mora.
- Perguntas e questionamentos foram dialogados e o que as pessoas poderiam fazer para ajudar a melhorar o fluxo da água no arroio que passava dentro do bairro.
-Importância da água em vários segmentos, ser humano, nos rins, nas hidrelétricas, casa, comercio, fábricas etc...
-Visita ao arroio José Joaquim, próximo a escola.
Foi muito significativo, construímos conhecimentos em conjuntos, dialogamos, questionamos, argumentamos e assim já fomos construindo nossas dúvidas e certezas.   
 -Pesquisar sobre o tema no Labin.
-Trazer para sala de aula recortes de jornal, revistas, livros.
-Entrevistas feitas pelos alunos, para seus responsáveis.
-Construímos algumas dúvidas e certezas referente ao tema:
  - Precisamos tomar água? Não pode ser só suco, refrigerante? 
-A água salgada do mar, pode virar água para tomar?
-Como é feito para a água ficar limpa para beber?
-Por que falta água na cidade?
-Não podemos viver sem água.
-A água do mar não pode ser bebida.
-Para limpar a água usamos um monte de produtos.
-Falta água porque as pessoas desperdiçam muito
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
18/05 à 24/05  
 -Realizei o mapa conceitual através de desenhos e palavras chaves e apresentamos em conjunto para o grande grupo, professores, alunos.  
-Explicação sobre o que é um mapa conceitual.
-Levando em consideração as palavras chaves e desenhos feito pelos os alunos, 
-Levei para sala de aula um sistema informatizado para pesquisar e esclarecer qualquer dúvida referente ao desenvolvimento do PA.   
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.
05/06 á 09/06  
 -Conversamos sobre as atividades realizadas até agora.
-Os alunos relataram a importância do desenvolvimento do projeto, tema significativo e produtivo.
  
-Trabalho de escrita pelos alunos em grupo ou dupla o que aprenderam no decorrer da atividade.
-Desenhos,
Um dos trabalhos será escolhido para apresentar em uma Feira de Ideias, oferecida pela escola a comunidade. 
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.

Um comentário:

  1. Renata, você apresenta um excelente Plano de Ação, bem explicativo, retomando os objetivos de cada etapa do PA e as principais atividades realizadas.
    O Plano de Ação realmente organiza a trajetória percorrida e registra a memória do projeto, além de servir de inspiração para novas práticas e transposições docentes.
    Abraços.

    ResponderExcluir