sexta-feira, 21 de abril de 2017

E os nossos projetos?

"Os conteúdos das atividades e das unidades didáticas saltam de uma matéria para outra sem perder continuidade" 
(Antoni Zabala) 

Nessa postagem nos dedicamos a contar os primeiros passos realizados na aplicação da metodologia de trabalho por projetos com nossas turmas como professoras.

Cabe marcar que dado as condições da escola e as exigências curriculares nossa proposta possui uma articulação mais adequada com a metodologia de "projetos de ensino", do que "projetos de aprendizagem", pois não partimos do interesse da turma, mas de um conteúdo que era necessário ser desenvolvido.

A grande diferença é que ao invés de como professoras apresentarmos o tema a ser desenvolvido e conduzíssemos um processo e de mera transmissão de conhecimentos realizamos o inverso questionando os alunos sobre o que eles sabiam sobre as temáticas e o que eles desejavam saber.

Assim os temas foram os seguintes:

Rita Romanelli: 

Turma: 5 ano

Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualine

Tema: O corpo Humano

Perguntas e certezas da turma: (buscamos reproduzir o mais fielmente as dúvidas apresentadas pela garotada e escolhemos algumas que centralizam os interesses mais recorrentes)

- Por que as pessoas tem características tão diferentes: altas? magras? gordas?

- Quais as diferenças no corpo de uma "pessoa normal" de um "atleta"?

- Tem alguma relação do nosso corpo que faz com que a gente goste de umas pessoas e não de outras? Assim fisicamente?

- quando gosto de uma pessoa, e quero conhecer ela melhor, tem como saber qual a hora certa?

- As pessoas são diferentes por questões genéticas

- tem pessoas que nascem com talentos para algumas atividades

- não existe talento, mas muito esforço e treino

- gostar de uma pessoa não é uma coisa física, mas é de sentimento


Patricia Cordeiro: 

Turma: 3 ano

Escola: CMEB Maria Lygia Andrade Haack

Tema: Água

Perguntas e certezas da turma:

- Precisamos tomar água? Não pode ser só suco, refrigerante?

- A água salgada do mar pode virar água para tomar?

- Como é feito para a água ficar limpa para beber?

- Por que falta água em Esteio?

- Nosso corpo tem água?

- Não podemos viver sem água

- a água do mar não pode ser bebiba

- Para limpar a água usamos um monte de produtos

- Falta água porque as pessoas desperdiçam muito

Renata Scherer

Turma: pré- escola

Escola: E. M. E. F. Gonçalves Dias

Tema: Questões étnicas e raciais na Educação Infantil


Perguntas e certezas da turma:

- Por que alguns colegas tem a pele mais escura e por que essa pele é chamada de negro?

- Por que existe um lápis chamado cor de pele?

- Por que onde nós vivemos é chamado de quilombo? O que é um quilombo?

- Por que aqui tem muitos negros e se vamos para o centro da cidade tem poucos?

- Os negros preferiram morar aqui porque é mais bonito

- o lápis é chamado de cor de pele porque alguém deu esse nome

- quilombo é onde moram os negros, E meu pai me contou que os negros vieram de outro país da Africa.




Resultado de imagem para ensinar as crianças a fazer perguntas é ensinar


"Escola como geradora de cultura e não só de aprendizagem de conteúdos" Fernando Hernández 


2 comentários:

  1. Gostei muito dessa forma escolhida pelo grupo para a postagem da Meta 1, pois assim posso ver o "rosto" do grupo, o andamento dos projetos nas turmas e, ainda, o texto fica mais compartilhado e integrado.

    As questões de pesquisa suscitadas nas turmas são muito interessantes e renderão profícuas pesquisas e, apesar de nascerem de um conteúdo subjacente, indicam e fazem emergir o real interesse dos/as alunos/as nas temáticas a serem estudadas.

    As questões de pesquisa são muito interessantes e a Meta 2 servirá para esclarecer dúvidas e validar as certezas em torno aos temas. Ao trabalharem essa Meta 2 organizem bem os grupos de pesquisa, os tempos e os recursos e estimulem os grupos a aprofundarem os temas com base em fontes confiáveis, trazendo informações e dados para serem apresentados e discutidos de forma coletiva.

    Observação: o "lápis cor da pele" denota a inquietação dos alunos com o tema da diversidade, pois a tonalidade dessa cor de lápis sugere que as pele que reveste nosso corpo é para todos/as de um único tom, o que não é verdade. Lindos materiais (literários, vídeos e outros) abordarão essa e outras questões da diversidade como uma riqueza humana.

    Parabéns ao grupo pelas análises, pelo processo e pela perspicácia em transformar projetos de ensino em projetos de aprendizagem em ação!

    Avante!

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  2. Quando citam um autor de forma literal "escolhendo um fragmento de texto e colocando o mesmo entre aspas" devem colocar ao final (AUTOR, ano e p.). Abraço.

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