(Antoni Zabala)
Nessa postagem nos dedicamos a contar os primeiros passos realizados na aplicação da metodologia de trabalho por projetos com nossas turmas como professoras.
Cabe marcar que dado as condições da escola e as exigências curriculares nossa proposta possui uma articulação mais adequada com a metodologia de "projetos de ensino", do que "projetos de aprendizagem", pois não partimos do interesse da turma, mas de um conteúdo que era necessário ser desenvolvido.
A grande diferença é que ao invés de como professoras apresentarmos o tema a ser desenvolvido e conduzíssemos um processo e de mera transmissão de conhecimentos realizamos o inverso questionando os alunos sobre o que eles sabiam sobre as temáticas e o que eles desejavam saber.
Assim os temas foram os seguintes:
Rita Romanelli:
Turma: 5 ano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alberto Pasqualine
Tema: O corpo Humano
Perguntas e certezas da turma: (buscamos reproduzir o mais fielmente as dúvidas apresentadas pela garotada e escolhemos algumas que centralizam os interesses mais recorrentes)
- Por que as pessoas tem características tão diferentes: altas? magras? gordas?
- Quais as diferenças no corpo de uma "pessoa normal" de um "atleta"?
- Tem alguma relação do nosso corpo que faz com que a gente goste de umas pessoas e não de outras? Assim fisicamente?
- quando gosto de uma pessoa, e quero conhecer ela melhor, tem como saber qual a hora certa?
- As pessoas são diferentes por questões genéticas
- tem pessoas que nascem com talentos para algumas atividades
- não existe talento, mas muito esforço e treino
- gostar de uma pessoa não é uma coisa física, mas é de sentimento
Patricia Cordeiro:
Turma: 3 ano
Escola: CMEB Maria Lygia Andrade Haack
Tema: Água
Perguntas e certezas da turma:
- Precisamos tomar água? Não pode ser só suco, refrigerante?
- A água salgada do mar pode virar água para tomar?
- Como é feito para a água ficar limpa para beber?
- Por que falta água em Esteio?
- Nosso corpo tem água?
- Não podemos viver sem água
- a água do mar não pode ser bebiba
- Para limpar a água usamos um monte de produtos
- Falta água porque as pessoas desperdiçam muito
Renata Scherer
Turma: pré- escola
Escola: E. M. E. F. Gonçalves Dias
Tema: Questões étnicas e raciais na Educação Infantil
Perguntas e certezas da turma:
- Por que alguns colegas tem a pele mais escura e por que essa pele é chamada de negro?
- Por que existe um lápis chamado cor de pele?
- Por que onde nós vivemos é chamado de quilombo? O que é um quilombo?
- Por que aqui tem muitos negros e se vamos para o centro da cidade tem poucos?
- Os negros preferiram morar aqui porque é mais bonito
- o lápis é chamado de cor de pele porque alguém deu esse nome
- quilombo é onde moram os negros, E meu pai me contou que os negros vieram de outro país da Africa.

"Escola como geradora de cultura e não só de aprendizagem de conteúdos" Fernando Hernández
Gostei muito dessa forma escolhida pelo grupo para a postagem da Meta 1, pois assim posso ver o "rosto" do grupo, o andamento dos projetos nas turmas e, ainda, o texto fica mais compartilhado e integrado.
ResponderExcluirAs questões de pesquisa suscitadas nas turmas são muito interessantes e renderão profícuas pesquisas e, apesar de nascerem de um conteúdo subjacente, indicam e fazem emergir o real interesse dos/as alunos/as nas temáticas a serem estudadas.
As questões de pesquisa são muito interessantes e a Meta 2 servirá para esclarecer dúvidas e validar as certezas em torno aos temas. Ao trabalharem essa Meta 2 organizem bem os grupos de pesquisa, os tempos e os recursos e estimulem os grupos a aprofundarem os temas com base em fontes confiáveis, trazendo informações e dados para serem apresentados e discutidos de forma coletiva.
Observação: o "lápis cor da pele" denota a inquietação dos alunos com o tema da diversidade, pois a tonalidade dessa cor de lápis sugere que as pele que reveste nosso corpo é para todos/as de um único tom, o que não é verdade. Lindos materiais (literários, vídeos e outros) abordarão essa e outras questões da diversidade como uma riqueza humana.
Parabéns ao grupo pelas análises, pelo processo e pela perspicácia em transformar projetos de ensino em projetos de aprendizagem em ação!
Avante!
Quando citam um autor de forma literal "escolhendo um fragmento de texto e colocando o mesmo entre aspas" devem colocar ao final (AUTOR, ano e p.). Abraço.
ResponderExcluir