De acordo com Fagundes Et al. o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Ainda segundo os autores tais indagações devem advir das vivências e necessidades do participante do projeto em conhecer e explicar o mundo.
O primeiro passo para realização de um projeto de aprendizagem consiste em selecionar uma curiosidade e elaborar uma QUESTÃO DE INVESTIGAÇÃO.
Após o grupo precisa realizar um inventário de conhecimentos elaborando um quadro de DÚVIDAS e CERTEZAS.
O processo de investigação então irá tomar como ponto de partida esse quadro, buscando esclarecer dúvidas e validar certezas.
Após elaborasse um PLANO DE AÇÃO agrupando unidades de investigação a partir de afinidades. Então se define um tempo de realização, os recursos e a metodologia.
Para esclarecer ou validar um item precisamos: 1- coletar informações; 2- analisar; 3- debater; 4- elaborar uma síntese descritiva ou explicativa.
"No decorrer da investigação, surgem novas dúvidas e novas certezas, com isso o inventário é modificado e o planejamento consequentemente refeito. Em torno de um projeto se articula uma rede de cooperação, formada pelos autores, outros estudantes - construtores de outros projetos, professores com diferentes papéis e eventuais colaboradores externos" (FAGUNDES, Et al. 2006, p. 31)
FONTE: FAGUNDES, Et al. Projetos de aprendizagem: uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In: Revista Brasileira de informática na educação. Vol 14, N 1. 2006.
O texto retoma muito bem as etapas/metas do Projeto de Aprendizagem. Agora, nas turmas, essas metas serão colocadas em prática. Tão importante quanto exercitá-las será apontar, trazer para tela de análise os desafios que vão sendo enfrentados. Parabéns ao grupo.
ResponderExcluir