sexta-feira, 7 de abril de 2017
Apresentando as "Professoras em AÇÃO"
Primeiramente queremos nos apresentar e explicar o objetivo e o funcionamento do nosso blog.
Na foto da direita para a esquerda: Rita Romanelli, Patrícia Cordeiro e Renata Scherer.
Atuamos em diferentes escolas, diferentes municípios, e com diferentes turmas, realidades e faixa- etária. O que nos une é a paixão por ensinar, um otimismo mesmo nesse cenário político e econômico bastante complexo e árido e uma vontade imensa de viver a vida e sermos felizes na profissão que escolhemos: Ser professoras!
Nesse blog publicaremos algumas reflexões sobre a temática do trabalho através da metodologia de projetos, a partir da interdisciplina no curso de Pedagogia denominada: "Projetos em Ação"
Essa não será nossa primeira empreitada juntas, no ano passado desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica que objetivava descrever algumas das condições de possibilidade para a constituição da precarização do trabalho docente.
FICOU CURIOSO?
Você pode conferir os registros desse projeto na página que criamos:
http://projetodeaprendizagemvalorizandooprofessor.pbworks.com/w/page/108362587/FrontPage
Esperamos que essa caminhada na interdisciplina de Projetos em ação seja tão bonita, alegre e repleta de aprendizagens como foi a elaboração do nosso projeto!
Siga nos acompanhando...
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Olá Grupo!
ResponderExcluirÉ importante que todo o grupo apareça aqui no blog, de forma a deixar registrada a participação de todas.
Lembrem-se que a proposta é uma construção coletiva de uma reflexão sobre o trabalho que esta sendo construído neste semestre a partir dos projetos de aprendizagem elaborados em 2016/2.
Abraço,
Cátia
Esqueci de escrever antes: vocês sabem como transformar texto em link no blog? Vi que vocês colocaram o endereço do Projeto, mas o mesmo não está linkado e não permite clicar para abrir a página.
ResponderExcluirOi Cátia ainda não conseguimos colocar a Patricia e a Rita como autoras, mas estamos trabalhando nisso!
ResponderExcluirNão sei colocar link mesmo, como fazer?
Parabéns ao grupo pela criação do blog. Conforme a Cátia já mencionou, será importante que cada uma de vocês vá fazendo as suas postagens. Interessei-me muito sobre o tema pesquisado no Projeto de Aprendizagem desenvolvido pelo grupo no eixo 4 do Curso: a precarização do trabalho docente. Gostaria de ler mais sobre as pequisas e os achados. Ontem, dia 17/4 na aula inaugural da FACED/UFRGS sobre "Os 20 anos da LDB" o renomado professor e pesquisador Jamil Cury nos explicava que dois momentos sociopolítico-econômicos contribuíram muito à desvalorização do Magistério. Foram os períodos ditatoriais brasileiros: em 1937 (Ditadura Vargas) que, mediante uma Constituição outorgada passou a responsabilidade da Educação para as famílias, numa lógica privada, onde o Estado se eximia da tarefa da educação pública para todas/os. Em 1967 (Ditadura Civil Militar) os financiamentos para a Educação foram minimizados e houve um enorme arrocho salarial das/os professoras/es, agregando à profissão docente um enorme desprestígio social. Atualmente, a história de reatualiza: a suplantação do Plano Nacional de Educação e suas metas pelas PECs e medidas provisórias em Educação; a crise do pré-sal e o não repasse dos 10% do PIB à Educação Brasileira, sem mencionar outras variáveis, agravam a situação da Educação no país e a precarização do trabalho docente como um todo. Seguimos em debate, abraços. Aline Hernandez.
ResponderExcluirQue bom, professora Aliane Hernandez, que ficaste interessada no nosso projeto. Muito interessante as provocações articuladas com a legislação a partir da fala de Jamil Cury. Nosso análise seguiu o caminho de uma revisão de literatura investigando o processo de feminização do magistério especialmente a partir das contribuições da professora Gaucira Louro.
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