sexta-feira, 7 de abril de 2017

Apresentando as "Professoras em AÇÃO"


Primeiramente queremos nos apresentar e explicar o objetivo e o funcionamento do nosso blog.
Na foto da direita para a esquerda: Rita Romanelli, Patrícia Cordeiro e Renata Scherer.

Atuamos em diferentes escolas, diferentes municípios, e com diferentes turmas, realidades e faixa- etária. O que nos une é a paixão por ensinar, um otimismo mesmo nesse cenário político e econômico bastante complexo e árido  e uma vontade imensa de viver a vida e sermos felizes na profissão que escolhemos: Ser professoras!

Nesse blog publicaremos algumas reflexões sobre a temática do trabalho através da metodologia de projetos, a partir da interdisciplina no curso de Pedagogia denominada: "Projetos em Ação"

Essa não será nossa primeira empreitada juntas, no ano passado desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica que objetivava descrever algumas das condições de possibilidade para a constituição da precarização do trabalho docente.

FICOU CURIOSO?

Você pode conferir os registros desse projeto na página que criamos:

http://projetodeaprendizagemvalorizandooprofessor.pbworks.com/w/page/108362587/FrontPage

Esperamos que essa caminhada na interdisciplina de Projetos em ação seja tão bonita, alegre e repleta de aprendizagens como foi a elaboração do nosso projeto!

Siga nos acompanhando...

5 comentários:

  1. Olá Grupo!
    É importante que todo o grupo apareça aqui no blog, de forma a deixar registrada a participação de todas.
    Lembrem-se que a proposta é uma construção coletiva de uma reflexão sobre o trabalho que esta sendo construído neste semestre a partir dos projetos de aprendizagem elaborados em 2016/2.
    Abraço,
    Cátia

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de escrever antes: vocês sabem como transformar texto em link no blog? Vi que vocês colocaram o endereço do Projeto, mas o mesmo não está linkado e não permite clicar para abrir a página.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cátia ainda não conseguimos colocar a Patricia e a Rita como autoras, mas estamos trabalhando nisso!

    Não sei colocar link mesmo, como fazer?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao grupo pela criação do blog. Conforme a Cátia já mencionou, será importante que cada uma de vocês vá fazendo as suas postagens. Interessei-me muito sobre o tema pesquisado no Projeto de Aprendizagem desenvolvido pelo grupo no eixo 4 do Curso: a precarização do trabalho docente. Gostaria de ler mais sobre as pequisas e os achados. Ontem, dia 17/4 na aula inaugural da FACED/UFRGS sobre "Os 20 anos da LDB" o renomado professor e pesquisador Jamil Cury nos explicava que dois momentos sociopolítico-econômicos contribuíram muito à desvalorização do Magistério. Foram os períodos ditatoriais brasileiros: em 1937 (Ditadura Vargas) que, mediante uma Constituição outorgada passou a responsabilidade da Educação para as famílias, numa lógica privada, onde o Estado se eximia da tarefa da educação pública para todas/os. Em 1967 (Ditadura Civil Militar) os financiamentos para a Educação foram minimizados e houve um enorme arrocho salarial das/os professoras/es, agregando à profissão docente um enorme desprestígio social. Atualmente, a história de reatualiza: a suplantação do Plano Nacional de Educação e suas metas pelas PECs e medidas provisórias em Educação; a crise do pré-sal e o não repasse dos 10% do PIB à Educação Brasileira, sem mencionar outras variáveis, agravam a situação da Educação no país e a precarização do trabalho docente como um todo. Seguimos em debate, abraços. Aline Hernandez.

    ResponderExcluir
  5. Que bom, professora Aliane Hernandez, que ficaste interessada no nosso projeto. Muito interessante as provocações articuladas com a legislação a partir da fala de Jamil Cury. Nosso análise seguiu o caminho de uma revisão de literatura investigando o processo de feminização do magistério especialmente a partir das contribuições da professora Gaucira Louro.

    ResponderExcluir